07 junho 2014

Como o Calor prejudica nossos cabelos?

Oi meninas, já sabemos que o calor é um dos vilões dos nossos cabelos, mas entender melhor o porque ?

 • Como a prancha age no cabelo?

Calor é a chave para o efeito da chapinha. A temperatura alta provoca alterações físicas e químicas na estrutura capilar. Ou seja, o calor desidrata, amolece e alonga temporariamente a queratina. (Pra quem não sabe o cabelo é constituído de queratina). Os fios, ao passarem pela chapinha, cuja  área de contato é lisa e plana, ficam achatados e esticados. Esse estiramento provoca o fechamento da cutícula e a formação de uma película uniforme em torno do fio. Com esse processo, a luz reflete com mais intensidade e deixa o cabelo brilhante.

• Por que os cabelos ficam com pontas duplas?

Pontas duplas aparecem quando a estrutura do fio está fragilizada. Vários fatores contribuem para essa ocorrência: processos químicos, cloro, água do mar, desgaste natural dos fios, poluição, ar seco, sol, vento e o uso contínuo de secador e chapinha.

• Água quente faz mal para o cabelo?

A água MUITO quente prejudica a saúde dos fios, pois estimula excessivamente a atividade das glândulas sebáceas associadas a eles. Por outro lado a água mais fria ajuda a fechar a cutícula dos cabelos, dando um aspecto mais macio e brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário