08 junho 2014

Dicionário de Componentes

Meninas eu sei como é ruim a gente comprar uma máscara, shampoo, ou condicionador e ir ler os componentes e sinceramente não entender nada, isso acontece comigo várias vezes meninas e a gente gosta de saber o que está usando. Pesquisei e encontrei o significado de vários componentes que colocamos nos nossos cabelinhos :) quer saber também : então continua lendo...

Aloe e Vera (babosa): Propriedades hidratantes, impede a perda de água da pele e promove a retenção hídrica (água) no interior dos fios de cabelo.


Ammonium lauryl sulfate, ammonium laureth sulfate: Lauril sulfato de amônio, laurete sulfato de amônio, são tensoativos (agentes que promovem a limpeza dos cabelos, removendo excesso de oleosidade e impurezas como, resíduos de silicones e poeira do ambiente que se depositam nos fios).


Amodimethicone: Silicone solúvel, formador de filme e promove brilho aos cabelos.


Aqueous Extracts of Achilea Millefolium: Extrato aquoso de erva mil folhas (asterácea), no extrato existe a presença de flavonóides antioxidantes.


Ascorbic Acid: Vitamina C (hidrossolúvel), função antioxidante e é responsável por manter a estabilidade de algumas proteínas como o colágeno.


Behentrimonium chloride: Muito suave (agente de limpeza), comumente encontrado em produtos para bebês. Responsável por solubilizar a cera de Candelilla. Obs: a cera sozinha é insolúvel em água por isso a necessidade deste ativo para solubilizá-la. 


Behentrimonium methosulfato/cetearyl alcohol: Agentes que combinados formam uma emulsão. Quando misturamos a água de acordo com o rótulo do produto esses agentes são responsáveis por transformar o conteúdo líquido da ampola em um creme com textura de Chantilly.


Beta Carotene: Beta Caroteno, precursor da vitamina A, nos cosméticos tem a função de promover cor nas fórmulas (fornece coloração levemente alaranjada aos cosméticos) sendo um pigmento natural encontrado em muitos vegetais e raízes como as cenouras.


Biotin: Biotina, vitamina H (hidrossolúvel) responsável pelo bom funcionamento das células.


Butylene glycol: Butileno glicol semelhante ao propilenoglicol, apresenta propriedades umectantes e hidratantes. Auxilia no controle de viscosidade do produto final quando preparado de acordo com o rótulo.


Candelilla wax: Cera de Candelilla, responsável por conferir consistência e brilho a formulação do cosmético.


Chamomilla Recutita: Camomila, muito utilizada na indústria cosmética pela riqueza de constituição química do seu óleo essencial. Fitoativos produzidos pela camomila realçam as luzes de cabelos claros em especial o Azuleno presente no óleo essencial.


Centrimonium chloride/ trideceth-6: Agentes solubilizantes do amodimeticone.


Ceramidas: São lipídeos que constituem as células da cutícula dos fios de cabelos e são responsáveis por promover o fechamento das escamas dos fios.


Cetrimonium chloride: Surfactente e agente anti-estático (previne o frizz)


Ceteth 20: Agente que auxilia a formação da emulsão (transformação do conteúdo líquido da ampola em creme com consistência de chantilly).


Citrus Aurantifolia Fruit Extract (key lime): Extrato de Lima, óleo essencial é auxiliar de fragrância e apresenta propriedades calmantes e refrescantes a fórmula do condicionador. 


Cocamidopropyl betaine: Agente anti-estático responsável por reduzir o frizz nos cabelos. Também age como um tensoativo (formando uma espuma), com efeito bem suave sem prejudicar os fios. (limpeza suave).


Citrus Tangerina (tangerine) extract: Extrato de tangerina, rico em vitamina C, apresenta propriedades antioxidantes e auxilia na fragrância final do condicionador.


Citrus Grandis Fruit Extract (grapefruit): Extrato de Graipfruit, utilizado na indústria cosmética pelas atividades como preservante da fórmula e hidratante para os cabelos. O óleo essencial de Graipfruit também é auxiliar de fragrância do produto finale e apresenta propriedades antioxidantes.


Chlorophyllin-copper complex : Complexo de cobre com Clorofila , a clorofila está presente em plantas e algas com a função de conferir pigmentação verde as folhas e também é responsável por atividade antioxidante, ajudando a preservar as propriedades e a saúde das células


Creatine: Creatina, fornece aminoácidos glicina e arginina constituintes da queratina do cabelo auxiliando no processo de recuperação dos fios danificados por processos químicos ou exposição à radiação solar. Também auxilia reestabelecendo as pontes de enxofre (s-s) constituintes da queratina, fixando-a nos fios. Por ser uma partícula menor que a queratina, a creatina penetra mais facilmente no interior da fibra capilar. Os aminoácido constituintes da creatina também previnem o envelhecimento dos cabelos. Cabelos longos, muitas vezes, apresentam pontas danificadas pelo seu tempo de vida.


Cymbopogon Schoenanthus: auxiliar para fragrância final, folhas desta planta tem óleos essenciais com aroma cítrico.


Cyclopentasiloxane: silicone solúvel formador de filme.


Disodium cocoamphodipropionate: Agente condicionante, função de promover maior condicionamento aos fios de cabelo.


Dimethicone: Dimeticone, silicone insolúvel formador de filme e agente que promove brilho aos cabelos, porém tem a tendência de se acumular nos fios em longo prazo. 


Germen de Trigo: Possui uma concentração muito elevada de vitamina E, ideal para aumentar a elasticidade dos cabelos e reduzir ressecamento. O glúten existe animoácidos responsávies pela consituição da queratina dos cabelos.


Gossypium herbaceum (Cotton) seed oil: Óleo de semente de algodão, agente emoliente, que promove hidratação e umectação dos fios de cabelo. Contém no óleo de semente de algodão grande quantidade de Ômega 6 e 3.


Glutamic acid : Ácido glutânico, aminoácido constituinte da queratina do cabelo.


Glycol distearate: Agente que auxilia na hidratação impedindo a perda de água (emoliente), também auxilia a obtenção da viscosidade final do produto.


Grape Seed Oil: Óleo de semente de Uva, apresenta riqueza de ácidos graxos responsáveis por promover hidratação dos fios além das propriedades antioxidantes e regenerativas para as células promovendo desta forma saúde e reparo dos danos causados nos fios de cabelo.


Histidina : aminoácido que compõe a queratina dos cabelos.


Honey extract: Extrato de mel, agente hidratante e umectante, forma um filme sobre os fios de cabelo assim como nos silicones com a vantagem de não ter efeito cumulativo. Promove hidratação, aumenta a resistência e maleabilidade dos fios. Por outro lado a presença de aminoácidos na constituição do extrato de mel auxilia a recuperação de cabelos danificados. 


Humulus Lupulus: Lúpulo, nos cosméticos tem atividade antioxidante e antibacteriana.


Hydrolyzed silk: proteínas da seda hidrolisadas, são agentes que promovem efeito anti-estático (anti-frizz) e umectante.


Hydrolized soy protein: Proteínas hidrolisadas de soja, os aminoácidos da soja, sendo os principais a histidina, isoleucina, leucina e lisina auxiliam na recuperação da constituição da queratina nos fios de cabelo.


Lecithin: Agente anti-estático impede o efeito de frizz nos cabelos


Lysine HCL: Lisina, aminoácido constituinte da queratina, promove alisamento das escamas dos fios


Magnesium Citrate: Mg (magnésio), oligoelemento responsável por auxiliar na manutenção do bom funcionamento das células.


Melissa Offcinalis: Erva cidreira, presença de flavonóides antioxidantes.


Oat Amino Acids: Aminoácidos da aveia, são aminoácidos de fácil absorção pela pele e cabelos, auxilia no reparo da queratina dos cabelos.


Olea Europaea (Olive) Fruit Oil : Óleo de Oliva, apresenta grande quantidade de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, propriedades umectantes e hidratantes, promove a diminuição do frizz. Agente condicionante.


Óleo Essencial de Amêndoas Doces: Rico em Ácido Oleico, Linoleico e Palmítico, tocoferóis, squaleno e vitaminas. Atua como hidratante, suavizante e nutritivo, previne rugas, restaura a elasticidade da pele e dos cabelos. 


Óleo de Apricot (damasco): Rico em ácidos graxos essenciais (oléico e linoleico), o óleo de apricot espalha-se facilmente e proporciona uma agradável sensação de suavidade, maciez e hidratação aos cabelos.


Óleo de Macadâmia: Composição graxa rica em monoinsaturados similar ao sebo humano (60% oleico, 20% palmitoleico). Agente de tratamento com pronta penetração na pele, toque suavizante e não oleoso; pelo conteúdo em palmitoleico, atuação repositora na pele envelhecida e protetora anti-radicais livres. Nas formulações de shampoos e condicionadores age promovendo a hidratação intensa dos cabelos


Panthenyl/Panthenol/ Pantenol: Ou pró-vitamina B5, nos produtos para os cabelos, o pantenol proporciona aos fios uma hidratação de longa duração, melhora sua maleabilidade, espessa os fios, reduz a formação de pontas duplas, melhora a condição dos cabelos agredidos e danificados e proporciona brilho.


Parkii butter/ shea butter: Manteiga de Karite, agente hidratante e umectante.


Peppermint Oil: Óleo essencial de menta piperita, auxiliar de fragrância final do produto.


Polyquaternium-10: Agente formador de filme, anti-frizz, auxilia na modelagem de penteados.


Polyquaternium-47: Agente condicionante, formador de filme nos fios de cabelos, auxilia na fixação de penteados, comum encontrar este agente em produtos de modelagem dos fios como pomadas e Hair spray.


Propylene glycol: Propilenoglicol , humectante, agente condicionante e auxilia a obtenção da viscosidade (consistência) do produto final.


PPG 10: Agente condicionante


Prunus Armeniaca Seed Powder : Extrato de semente de Apricot (semelhante ao damasco ) propriedades emolientes de hidratantes 


Pyrus pyrifolia/pyrus bretschneideri blend (pear): Suco padronizado de pêra chinesa/asiática. As pêras apresetam riqueza de vitaminas do tipo B1 e B2 além de vitamina C, contribuindo para a fórmula do shampoo com vitaminas essenciais para a saúde dos fios.


Rosmarinus Offcinalis (Rosemary): Alecrim, restabelece o crescimento saudável dos cabelos prevenindo a queda.


Simmondsia chinensis (jojoba) seed oil: Óleo de semente de jojoba, agente que promove hidratação aos fios de cabelo. Apresenta na composição químicos ácidos graxos responsáveis por promover a umectação dos fios de cabelo.


Sodium chloride: cloreto de sódio, agente responsável por dar consistência ( auxilia na viscosidade) do produto final.


Sodium hydroxide: Hidróxido de sódio, reponsável por acertar o pH dos shampoos e utilizado em baixissimas quantidades. 


Sodium laureth sulfate, sodium lauryl sulfate: Lauril sulfato de sódio, Laurete sulfato de sódio são tensoativos e agentes que promovem espuma agindo como agentes de limpeza dos fios.


Soy Amino Acids: Aminoácidos da soja, sendo os principais a histidina, isoleucina, leucina e lisina auxiliam na recuperação da constituição da queratina nos fios de cabelo. 


Tocopherol / Tocopheryl acetate: Vitamina E, oleosa responsável por promover hidratação e umectação dos fios de cabelo.


Trideceth-12/ Cetrimonium Chloride: Agentes solubilizantes, sendo o cetrimonium chloride um tensoativo com função de solubilizar o amodimeticone 


Tyrosinato HCL: Tirosina, aminoácido constituinte da queratina responsável por restabelecer as pontes (S-S) enxofre da queratina capilar, promove retenção de água dentro dos fios e restabelece a estrutura natural e caimento dos fios


Wasabia Japonica Root Extract: Extrato de raiz forte, utilizada devido as propriedades antioxidantes. 


Wheat Amino Acids: Aminoácidos do trigo. A presença do glúten (glutenina e gliadina) constituinte da proteína do trigo promove o reparo das ligações de ponte de enxofre da queratina natural dos cabelos, re-estabelecendo a saúde dos fios.


Xylitol: Xilitol é responsável por promover a sensação de refrescância quando o produto é aplicado na raiz dos cabelos


Zinc Chloride: Zn (zinco), oligoelemento que auxilia na manutenção, bom funcionamento e regeneração das células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário